A SPEDNM

 

A Sociedade Portuguesa de Estudos de Doenças Neuromusculares (SPEDNM) fundada em 2001, é uma sociedade científica multidisciplinar, sem fins lucrativos, dedicada à promoção e divulgação do conhecimento científico na área das doenças neuromusculares. Patrocina investigação clínica realizada em Portugal, apoia a formação médica pós-graduada e participa na atividade neurológica geral nacional, sendo uma associação científica afiliada da Sociedade Portuguesa de Neurologia.

É uma associação científica aberta a todos os que têm uma participação ou interesse profissional ou pessoal direto com as doenças neuromusculares: profissionais de saúde - médicos, enfermeiros, assistentes sociais, patologistas, bioquímicos, geneticistas - doentes, familiares de doentes e amigos do doente neuromuscular.

A principal manifestação científica da SPEDNM é o Congresso Nacional, que se tem realizado cada três anos. Nos outros anos são realizadas duas reuniões de menor dimensão e vocacionadas para discussão de aspetos mais práticos de casos clínicos individuais ou discussão de projetos e das linhas orientadoras futuras da atividade da associação.

Sendo uma associação científica nova, tem tido um lugar de destaque no panorama das ciências neurológicas em Portugal e é objetivo de todos preservar esta dinâmica e a projeção nacional que foi conseguida progressivamente nos últimos quinze anos.

 

Presidente da SPEDNM

Dr. Luis Negrão